31 de janeiro de 2007

Morre Sidney Sheldon

Image Hosted by ImageShack.us

Morreu ontem em Los Angeles, um dos escritores mais bem sucedidos de todos os tempos: Sidney Sheldon.
O escritor acabou falecendo aos 89 anos, por complicações decorrentes de uma pneumonia.

Sidney Sheldon nasceu em 11 de fevereiro de 1917 em Chicago, no estado de Illinois, EUA. Aos 12 anos, escreveu sua primeira peça, que ele também produziu, dirigiu e estrelou. Freqüentou a Northwestern University, em Chicago, aonde participava ativamente de debates.

Depois de terminar a faculdade, aos 22 anos, Sidney mudou-se para Hollywood com a esperança de entrar no show bussiness, sem muito sucesso, até que chegou aos estúdios 20th Century-Fox, onde conseguiu um emprego de roteirista.

Escreveu diversos filmes de sucesso, até chegar a TV onde produziu “The Patty Duke Show” em 1963. A partir daí, Sidney adquiriu experiência para criação de sua grande obra televisiva: "Jeannie É Um Gênio". Mais tarde, ainda criou duas outras séries: "Nancy", nos anos 70, e "Hart to Hart", nos anos 80.

Em 1969, Sidney escreve seu primeiro livro, "The Naked Face".

Recebeu diversos prêmios por seus trabalhos como escritor, entre eles um Oscar (por "The Bachelor and The Bobby-Soxer"), um prêmio Tony (de teatro) e um prêmio Edgar (literatura de suspense), sendo o único autor da história a ter recebido os 3 prêmios. Além disso também recebeu uma indicação para o Emmy pelo seu trabalho em "Jeannie".
Oito de seus livros se transformaram em minisséries de sucesso nos EUA.

Sidney Sheldon já vendeu mais de 275 milhões de livros em todo o mundo e é atualmente o autor mais traduzido em todo o planeta.

"Quero ser lembrado como alguém que simplesmente criava mundos que as pessoas gostavam de visitar de vez em quando", disse o autor sobre sua carreira.

Fonte: Para Ler e Pensar

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny